Fale conosco Certificado Digital

Precisa de um Orçamento?

Entre em contato e venha fazer uma parceria de sucesso.

Publicado em 24 de setembro de 2025
Exame

Opinião: Trabalho remoto não é tendência; é novo paradigma de produtividade

Nas últimas décadas, o ambiente de trabalho passou por uma verdadeira revolução, marcada por avanços tecnológicos e transformações sociais. As plataformas de gestão de fluxos de trabalho evoluíram a ponto de permitir que profissionais executem tarefas de qualquer lugar do mundo, uma prática acelerada pela pandemia de COVID-19, que consolidou o modelo remoto e o transformou em preferência para grande parte das pessoas.

Estudos comprovam os benefícios dessa transformação: de acordo com a Future Forum (2022), profissionais em regime home office totalmente flexível apresentaram produtividade 29% superior àqueles submetidos a horários fixos. Complementando esse cenário, uma análise do Great Place to Work (2023) apontou que colaboradores de empresas que incentivam o modelo remoto ou híbrido apresentam produtividade até 42% maior que a média.

Essas evidências reforçam que a cultura do trabalho à distância, alicerçada em avanços tecnológicos e consolidada pela experiência pandêmica, tornou-se um dos pilares da produtividade contemporânea. No entanto, para aproveitar plenamente esse novo modelo, as organizações precisam adotar práticas e metodologias que tornem os processos mais dinâmicos e eficientes, transformando flexibilidade em resultados concretos.

 

Como aproveitar todo o potencial do trabalho remoto ?

Os frameworks e as metodologias de gestão de fluxo de trabalho oferecem as práticas e os processos que ajudam a enfrentar os desafios do modelo remoto e a aumentar a eficiência das equipes. 

O ITIL, um framework sólido e consistente para gerenciamento de serviços de TI, pode ser utilizado como base para a entrega e gestão de quaisquer tipos de serviços. Ele nos ajuda a mapear os serviços que prestamos, a definir e acompanhar os contratos dos níveis de serviços que iremos ofertar, e a organizar, distribuir e otimizar as atividades executadas por diferentes times e grupos de trabalho. 

De forma complementar, as metodologias ágeis, como Scrum, Lean, Kanban e Smart, nos ajudam a executar as atividades de forma colaborativa, privilegiando o trabalho em equipe, o feedback constante e os resultados incrementais, resultando em ciclos de entrega menores e uma maior percepção de valor durante toda a jornada de prestação dos serviços.

Enquanto o framework ITIL garante que os serviços estejam dentro dos padrões de confiabilidade, qualidade e segurança esperados, as metodologias ágeis, com sua abordagem colaborativa e iterativa, nos ajudam a fazer entregas com mais rapidez e inovação. 

Todas estes frameworks e metodologias, sendo orquestradas em modernas e maduras plataformas tecnológica de gestão de serviços, resultado da inovação contínua por décadas, nos habilitam a efetivamente controlar as atividades distribuídas para diferentes indivíduos, com diferentes perfis de conhecimento e experiência, e, inclusive, trabalhando concentradas em um mesmo local físico, ou distribuídas remotamente..   

 

Repensando a produtividade: tempo versus impacto

Mesmo passados mais de cinco anos desde o início da pandemia de COVID-19, muitas organizações ainda não se adaptaram à nova dinâmica do trabalho. O futuro exige que as empresas combinem tecnologia, metodologias de gestão do fluxo de trabalho e uma cultura organizacional sólida para associar a produtividade mais à qualidade e  impacto das entregas, e menos à quantidade de tempo que os colaboradores passam online. 

A McKinsey já havia projetado que a adoção de IA pode resultar em um aumento de até 40% na produtividade das organizações nos próximos anos, especialmente em setores como TI e serviços financeiros. Sendo assim, os empregos operacionais, aqueles que possuem tarefas manuais e repetitivas, estão sendo substituídos por aqueles empregos que exigem mais do nosso intelecto e da nossa criatividade, ajudando a cair por terra o conceito de horário fixo de trabalho diário e o controle hierárquico sobre o processo de trabalho, que está migrando para estruturas baseadas em autonomia, colaboração, entrega e valor.

Ao priorizar a qualidade das entregas e o uso estratégico de frameworks, metodologias e tecnologias, as organizações aumentam sua eficiência e criam um ambiente de trabalho mais satisfatório e motivador. A flexibilidade do home office, quando bem gerida, deixa de ser apenas um benefício e se torna um poderoso aliado para atingir resultados excepcionais, elevando a empresa a novos patamares de sucesso.

O novo paradigma vai além de processos e ferramentas: trata-se de alinhar pessoas, cultura e inovação para criar ambientes colaborativos, motivadores e preparados para mudanças constantes. Em um cenário cada vez mais digital e globalizado, a verdadeira pergunta é: sua empresa está pronta para transformar o home office em vantagem estratégica ou vai apenas acompanhá-lo à distância?

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias
Fechar

Política de Cookies

Seção 1 - O que faremos com esta informação?

Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade. Você pode, a qualquer momento, alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade. Seu consentimento se aplica aos seguintes domínios: palmiericonsultoria.com.br

Seção 2 - Coleta de dados

Coletamos os dados do usuário conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados. Utilizamos Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o usuário concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade.

Seção 3 - Consentimento

Como vocês obtêm meu consentimento? Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma solicitação, enviar formulário de contato, cadastrar em nossos sistemas ou procurar um contador. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa. Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não. E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder? Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco.

Seção 4 - Divulgação

Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.

Seção 5 - Serviços de terceiros

No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem. Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras. Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores. Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota. Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site. Quando você clica em links em nosso site, eles podem lhe direcionar para fora do mesmo. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.

Seção 6 - Segurança

Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.

Seção 7 - Alterações para essa política de privacidade

Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas. Se nosso site for adquirido ou fundido com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos e serviços para você

Fechar

Política de Cookies

Seção 1 - O que faremos com esta informação?

Esta Política de Cookies explica o que são cookies e como os usamos. Você deve ler esta política para entender o que são cookies, como os usamos, os tipos de cookies que usamos, ou seja, as informações que coletamos usando cookies e como essas informações são usadas e como controlar as preferências de cookies. Para mais informações sobre como usamos, armazenamos e mantemos seus dados pessoais seguros, consulte nossa Política de Privacidade. Você pode, a qualquer momento, alterar ou retirar seu consentimento da Declaração de Cookies em nosso site.Saiba mais sobre quem somos, como você pode entrar em contato conosco e como processamos dados pessoais em nossa Política de Privacidade. Seu consentimento se aplica aos seguintes domínios: palmiericonsultoria.com.br

Seção 2 - Coleta de dados

Coletamos os dados do usuário conforme ele nos fornece, de forma direta ou indireta, no acesso e uso dos sites, aplicativos e serviços prestados. Utilizamos Cookies e identificadores anônimos para controle de audiência, navegação, segurança e publicidade, sendo que o usuário concorda com essa utilização ao aceitar essa Política de Privacidade.

Seção 3 - Consentimento

Como vocês obtêm meu consentimento? Quando você fornece informações pessoais como nome, telefone e endereço, para completar: uma solicitação, enviar formulário de contato, cadastrar em nossos sistemas ou procurar um contador. Após a realização de ações entendemos que você está de acordo com a coleta de dados para serem utilizados pela nossa empresa. Se pedimos por suas informações pessoais por uma razão secundária, como marketing, vamos lhe pedir diretamente por seu consentimento, ou lhe fornecer a oportunidade de dizer não. E caso você queira retirar seu consentimento, como proceder? Se após você nos fornecer seus dados, você mudar de ideia, você pode retirar o seu consentimento para que possamos entrar em contato, para a coleção de dados contínua, uso ou divulgação de suas informações, a qualquer momento, entrando em contato conosco.

Seção 4 - Divulgação

Podemos divulgar suas informações pessoais caso sejamos obrigados pela lei para fazê-lo ou se você violar nossos Termos de Serviço.

Seção 5 - Serviços de terceiros

No geral, os fornecedores terceirizados usados por nós irão apenas coletar, usar e divulgar suas informações na medida do necessário para permitir que eles realizem os serviços que eles nos fornecem. Entretanto, certos fornecedores de serviços terceirizados, tais como gateways de pagamento e outros processadores de transação de pagamento, têm suas próprias políticas de privacidade com respeito à informação que somos obrigados a fornecer para eles de suas transações relacionadas com compras. Para esses fornecedores, recomendamos que você leia suas políticas de privacidade para que você possa entender a maneira na qual suas informações pessoais serão usadas por esses fornecedores. Em particular, lembre-se que certos fornecedores podem ser localizados em ou possuir instalações que são localizadas em jurisdições diferentes que você ou nós. Assim, se você quer continuar com uma transação que envolve os serviços de um fornecedor de serviço terceirizado, então suas informações podem tornar-se sujeitas às leis da(s) jurisdição(ões) nas quais o fornecedor de serviço ou suas instalações estão localizados. Como um exemplo, se você está localizado no Canadá e sua transação é processada por um gateway de pagamento localizado nos Estados Unidos, então suas informações pessoais usadas para completar aquela transação podem estar sujeitas a divulgação sob a legislação dos Estados Unidos, incluindo o Ato Patriota. Uma vez que você deixe o site da nossa loja ou seja redirecionado para um aplicativo ou site de terceiros, você não será mais regido por essa Política de Privacidade ou pelos Termos de Serviço do nosso site. Quando você clica em links em nosso site, eles podem lhe direcionar para fora do mesmo. Não somos responsáveis pelas práticas de privacidade de outros sites e lhe incentivamos a ler as declarações de privacidade deles.

Seção 6 - Segurança

Para proteger suas informações pessoais, tomamos precauções razoáveis e seguimos as melhores práticas da indústria para nos certificar que elas não serão perdidas inadequadamente, usurpadas, acessadas, divulgadas, alteradas ou destruídas.

Seção 7 - Alterações para essa política de privacidade

Reservamos o direito de modificar essa política de privacidade a qualquer momento, então por favor, revise-a com frequência. Alterações e esclarecimentos vão surtir efeito imediatamente após sua publicação no site. Se fizermos alterações de materiais para essa política, iremos notificá-lo aqui que eles foram atualizados, para que você tenha ciência sobre quais informações coletamos, como as usamos, e sob que circunstâncias, se alguma, usamos e/ou divulgamos elas. Se nosso site for adquirido ou fundido com outra empresa, suas informações podem ser transferidas para os novos proprietários para que possamos continuar a vender produtos e serviços para você